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Por uma comunicação mais amigável ou a saga dos impactados

Nosso aplicativo é pra quem cansou de assistir propagandas sem ganhar nada em troca. Aqui sua atenção é valorizada, você troca seus Curiós por seus produtos e serviços favoritos.

Por uma comunicação mais amigável ou a saga dos impactados

A crescente busca por uma fração da atenção dos consumidores torna o desafio das marcas uma corrida milionária por estratégias que envolvam as constantes e cada vez mais complexas mudanças no comportamento das pessoas. Estudos apontam que o consumidor médio pode chegar a ver aproximadamente um milhão de mensagens publicitárias por ano – em torno de três mil por dia. Na televisão, uma hora de programação pode corresponder a 40 anúncios. Não existe cérebro capaz de absorver tanta informação. Estamos olhando as propaganda, mas não vemos, ligamos a TV e nossa mente já se prepara para o bombardeio, modo avião ON!

O aumento de demanda por atenção na publicidade atual vem do esforço de comunicação que, além da necessidade de ressaltar os avanços tecnológicos de seus produtos em relação à concorrência, devem explicá-los aos consumidores. Leite semi-desnatado, integral, semi-integral, desnatado, sem lactose, enfim, as opções apresentadas aos consumidores impõem uma verdadeira saga rumo ao custo-benefício, aos cuidados com a saúde ou a uma simples “compra inteligente”. Explicar cada benefício e além disso, explicar que esse é um benefício real, eleva o desafio da comunicação, pois para EXPLICAR precisa-se de ATENÇÃO.

 O problema é que a atenção em uma estratégia de campanha é mais um ingrediente na receita para a produção de uma campanha minimamente efetiva, que realmente produza efeitos de inserção de uma marca ou produto como opção de compra dos consumidores, a cada ingrediente acrescentado na estratégia, cresce o nível de complexidade a ser gerido, além do leque de veículos utilizados, após todos os detalhes verificados, chega a conta, alta!

Então vamos tentar entender um pouco mais do enorme desafio da comunicação atual: a maneira para atrair a atenção do consumidor já não tem a mesma eficácia, a cada dia os meios tradicionais são menos utilizados, principalmente por millennials, os produtos são cada vez mais complexos, o que necessita de mais tempo e atenção para explicá-los, portanto as marcas precisam de mais atenção e estão realizando suas campanhas do jeito que a cada dia está sendo mais negligenciado.

 O mercado publicitário precisa urgentemente de novas maneiras de prender a atenção das pessoas, uma maneira que não seja simplesmente uma interrupção. As pessoas dirigem pelas ruas, escutam uma rádio, ligam a TV e o que o mercado publicitário tem para oferecer em troca de atenção é apenas: IN-TER-RUP-ÇÃO. Essa troca já não é mais justa, as pessoas não precisam mais serem interrompidas para terem acesso ao entretenimento desejado, ademais isso já é quase uma exigência irrevogável dos consumidores. Alguns dos exemplos mais fáceis para chegarmos a essa conclusão são Netflix e Spotify, os quais você assiste o que quiser sem ser incomodado com interrupções inadequadas.

 A carência de novas formas de comunicação é inequívoca. O mundo está se comunicando de uma nova maneira, mais direta, objetiva e oportuna, e o mercado publicitário necessita de veículos que correspondam a essa expectativa, ou melhor, necessidade. A evolução das mídias existentes está sendo realizada há algum tempo, porém, sua eficiência se reduz gradativamente ao ponto que, para manterem sua capacidade comercial, se limitam em grande parte ao posicionamento tradicional e o poder financeiro, argumentos estes que não se sustentam na marcha inexorável rumo aos novos anseios da sociedade e principalmente do mercado.

Jean Silva – CEO @AppCurió

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